BFI Capital Group - Investimentos

 

:: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

 

Os investidores buscam, dentre as diversas possibilidades de investimentos, as melhores alternativas, tendo em vista principalmente as taxas de retorno. Entre as alternativas possíveis, o mercado acionário apresenta grande atratividade diretamente vinculada aos riscos e às chances de retorno das companhias abertas; e o aporte de capital dos investidores, quando de emissões primári- as, impulsiona as empresas alavancando o desenvolvimento da economia como um todo.

Objetivos da avaliação de empresas

A avaliação de empresas tem por objetivo identificar, classificar e mensurar as oportunidades de investimento em empresas. As principais utilizações dessas avaliações são: transações de compra e venda de negócios; fusão, cisão e/ou incorporação de empresas; dissolução de sociedades; liqui- dação de empreendimentos; além de servirem como base de avaliação da habilidade dos gestores em gerar riqueza para os acionistas.

A determinação do valor de um empreendimento está intimamente ligada ao que se espera dele, ou seja, sua capacidade de geração de benefícios futuros.

 

Modelos de avaliação

 

Fluxo de Caixa Descontado

 

O modelo de fluxo de caixa descontado é citado pela literatura como sendo um dos mais utilizados em avaliação de empresas, particularmente quando se objetiva mensurar o desem- penho das ações no mercado acionário e, como conseqüência, traçar as políticas de aquisição, venda ou manutenção de investimentos.

Por essa abordagem, o valor da empresa é determinado pelo fluxo de benefícios pro- jetado, descontado por uma taxa que reflita o custo de oportunidade e os riscos associados ao investimento.

 

Fluxo de dividendos

 

Nesse método, o valor do investimento é o valor presente de todos os dividendos futuros esperados, trazidos a valor presente pela taxa do custo do capital próprio.

Um ponto a ser ressaltado é que o método de fluxo de dividendos só tem sentido para todos os acionistas se a empresa continuamente investir, na produção, o seu fluxo de caixa disponível. Caso contrário, se a empresa somente em períodos regulares de tempo atualizar e/ou substituir seu imobilizado, esse método só é válido para os acionistas minoritários.

 

Fluxo de caixa do acionista

 

No fluxo de caixa do acionista, primeiramente projeta-se o fluxo de caixa operacional livre, onde são considerados os desembolsos necessários a todos os tipos de investimento, em capital de giro ou fixo, bem como eventuais fluxos provocados por desinvestimentos; a seguir, os aspectos de financiamento (pagamento de juros e amortização de dívidas, bem como ingressos de novos endividamentos) são incluídos na análise. Nesse caso, o desconto dos fluxos de caixa do acionista é efetivado ao custo do capital próprio.

Um ponto importante que deve ser considerado é que esse método está baseado na premissa de que o acionista deverá retirar, além dos dividendos, o montante de caixa excedente à necessidade operacional, já que ele sempre terá outra opção de investimento que produzirá pelo menos o custo do seu capital próprio; e também que, se a atividade operacional necessitar de aporte de capital, o acionista o fará, garantindo assim sua continuidade.

 

Fluxo de caixa da empresa

 

Uma empresa é composta de todos os seus detentores de direitos e inclui, além dos investidores em patrimônio líquido, os detentores de obrigações. Os fluxos de caixa para a empresa são, portanto, os fluxos de caixa acumulados de todos esses detentores de direitos.”

Assim, trabalha-se com o fluxo de caixa operacional líquido produzido pelos ativos operacionais, deduzido dos montantes necessários a novos investimentos em capital de giro e capital fixo e acrescido de eventuais liberações de recursos por desinvestimentos nesses grupos, mas não são considerados os fluxos relativos aos financiadores.

 

Múltiplos de Lucro

 

Deve-se salientar que, para o cálculo dos múltiplos de lucro, não são considerados os itens não recorrentes do resultado. A principal vantagem do uso deste indicador está na sua simplicidade, podendo ter como parâmetros de avaliação dados presentes e históricos da empresa.”

Além dessa, o autor também comenta que a avaliação do lucro por ação é bastante útil

quando se pretende avaliar um grande número de empresas para identificar melhores oportuni-

dades de investimento, servindo, nesse caso, como uma espécie de filtro para pré-qualificar um grupo de melhores oportunidades.

 

Múltiplos de EBITDA

 

EBITDA desconsidera as necessidades de retenção de recursos em novos investimentos para continuidade normal dos negócios.

Por causa disso, segmentos de negócios com características e necessidades de investi- mentos distintas requerem multiplicadores de EBTIDA diferentes.

 

Múltiplos de Patrimônio

 

O múltiplo P/PL é fortemente influenciado pelos métodos contábeis adotados e pelos critérios de conser- vadorismo das empresas.”

Esse critério tem validade em setores onde as empresas, de forma geral, sabidamente têm rentabilidade compatível com os investimentos efetivamente nela colocados pelos seus proprietários.

 

Múltiplos de Faturamento

 

Neste caso, o lucro é substituído pelo faturamento no cálculo do múltiplo. Para a simplicidade do modelo de múltiplos de faturamento parece compatível com pequenos negócios (padarias, farmácias, etc.), em que os eventos econômicos associados às oper- ações da entidade possuem baixo nível de complexidade e existe forte homogeneidade no setor.”

As vantagens dos múltiplos de faturamento, são: as vendas são mais difíceis de serem manipuladas do que os outros dados contábeis e o fato do faturamento ser menos volátil.”

Esse indicador parte do pressuposto que, em determinado ramo, o caixa gerado é função direta do faturamento. Mas desconsidera que a estrutura de despesas fixas e variáveis faz com que o percentual de caixa gerado sobre o faturamento não seja constante mesmo em empresas com níveis gerenciais equivalentes.

 

 

:: MATRIZ

DOMO BUSINESS

Rua José Versolato, 111 - Sala 2126 - 21.º andar - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09750-730 - Fone: 55 11 4330-9660 / 4330-9228